sábado, 20 de novembro de 2010

Cordados III (Répteis, Aves e Mamíferos)

1 - O ovo com casca surgiu entre os répteis e permite uma considerável proteção do embrião contra a desidratação. Já a placenta é típica de mamíferos, e permite a nutrição, a troca gasosa e excreção do embrião, além de produzir hormônios.

2 - Pele impermeável com queratina e sem gândulas, ovos com casca grossa, estrutura respiratória interna, excreta de ácido úrico, etc.

3 - As serpentes peçonhentas têm, em geral, cabeça triangular, fossetas lacrimais, pupilas elípticas, movimentos vagarosos e hábitos noturnos. As não-peçonhentas têm, em geral, cabeça arredondada, olhos com pupilas circulares, movimentos rápidos, hábitos diurnos e não têm fossetas lacrimais. (Não passei isso em sala. Não cai na prova!!)

4 - a) Os pés (e não patas, como está no exercício!!) possuem membranas entre os dedos, que favorecem a natação.
     b) As penas não ficam encharcadas, pois são impermeabilizadas pela secreção oleosa produzida pela glândula uropigiana.
     c) Homeotermia é a capacidade de manter a temperatura corpórea constante. É vantajosa pois mantém um desempenho metabólico ideal e contínuo, garantindo um melhor desempenho enzimático.

5 - Os ossos pneumáticos armazenam ar. Sua importância é que diminui o peso específico do animal, além de reservar oxigênio.

6 - Ossos pneumáticos, asas, penas leves, ausência de bexiga urinária, boca sem dentes, osso externo em forma de quilha, membrana nictante, formato aerodinâmico do corpo.

7 - Presença de pelos, glândulas mamárias, sebáceas e sudoríparas, diafragma, placenta, hemácias anucleadas.

8 - Comuns: são homeotérmos, coração tem quatro cavidades, respiração pulmonar, pele seca. Diferentes: aves possuem penas, são ovíparas e possuem ossos pneumáticos, não tem glândulas na pele, pulmão com sacos aéreos. Mamíferos possuem pelos, são vivíparos, não possuem ossos pneumáticos, possuem glândulas sebáceas e sudoríparas na pele, pulmão alveolar.

9 - a) Classe dos mamíferos.
     b) Presença de pelos e de glândulas mamárias.
     c) Trata-se da classe dos répteis. O ornitorrinco é ovíparo.

10 - a) Homeotermos: gralhas, morcegos e gambás.
       b) As gralhas são aves: possuem penas e ossos pneumáticos. Os morcegos e os gambás são mamíferos: possuem pelos e glândulas mamárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário