segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Estranho?? Descoberto animal autótrofo

Pessoal!! Essa é uma notícia "FODÁSTICA"!!! Espero que gostem!!

Uma equipe de cientistas norte-americanos da Universidade da Flórida do Sul, descobriu o primeiro animal que consegue realizar a fotossíntese, algo que até agora era exclusivo das plantas.
A Elysia chlorotica é uma lesma do mar de cor verde, que habita a costa este dos Estados Unidos e Canadá.
A lesma era conhecida por “roubar” os genes das algas de que se alimenta, a Vaucheria litorea. Desta forma, obtinha os cloroplastos – organelas que contêm clorofila, características de células vegetais que permitem a fotossíntese –, armazenando-os nas células que cobrem os seus intestinos.
No entanto, os últimos estudos dessa equipe revelaram que o molusco marinho desenvolveu capacidades químicas que permitiu-lhe fabricar clorofila, sem necessitar de roubar aos seus alimentos.
Os investigadores utilizaram um sofisticado equipamento radioativo que comprova a produção dos pigmentos fotossintéticos de forma autônoma.
Na lesma marinha, os cloroplastos extraídos permanecem ativos durante um ano, o que significa que, no caso de uma lesma jovem se alimentar uma vez das algas V. litorea e tiver acesso à luz solar, não tem necessidade de voltar a comer durante a sua vida.
De acordo com a equipe, durante o estudo foram encontrados exemplares de E. chlorotica que não se alimentavam há pelo menos cinco meses.

2 comentários: