1 - a) Síndrome: conjunto de sinais e sintomas; Imunodeficiência: sistema imunológico debilitado; Adquirida: contraí a doença durante a vida, sem influência hereditária.
b) Através de relações sexuais sem proteção com pessoa contaminada, seringas contaminadas, transfusão de sangue com sangue contaminado, uso de aparelhos cortantes contaminados, aleitamento materno, com leite contaminado.
2 - AIDS: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; desenvolvimento de microrganismos oportunistas, com doenças generalizadas, que levam o paciente à morte.
3 - O agente transmissor é o Aedes aegypti. O combate compreende na eliminação dos locais onde o mosquito possa se reproduzir, uso de telas protetoras e inseticidas, controle biológico, isolamento do doente.
4 - Evitar acúmulo de água parada em latas, garrafas, pneus, entre outros; evitar o contato de pessoas doentes com o mosquito transmissor, combater o mosquito transmissor e evitar seu acesso à moradias.
5 - I - O Aedes não é amarelo, e sim, escuro; II - Tem hábitos urbanos e vive próximo a habitações humanas, e não na mata; III - Tem hábitos diurnos e/ou crepusculares, e não noturnos; IV - Não tem grande porte, e sim é pequeno e delgado; V - A doença se manifesta depois de alguns dias, e não no dia seguinte. VI - O morador não viajou para áreas endêmicas da dengue,
6 - Em 1. Como a transcriptase reversa realiza a retrotranscrição, ela participa da formação de DNA a partir do RNA. Logo, o AZT atua em 1.
7 - a) A febre amarela pode ser evitada: com o uso de vacinas, eliminação dos locais onde o mosquito possa se reproduzir, uso de telas protetoras e inseticidas, controle biológico, isolamento do doente. A varíola foi erradicada com o uso de vacinas.
b) Os mosquitos transmissores da febre amarela vivem apenas em regiões tropicais. Já a varíola ocorre em todas as latitudes, pois é transmitida com contato direto.
c) Dengue.
8 - a) Agente infeccioso: vírus. Outras doenças: dengue, febre amarela
b) O vírus é transmitido por secreções. Isolamento de doentes e de pessoas que estiveram recentemente em locais de risco e exibiam sintomas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário