1 - a) Bactérias e fungos decompõem a matéria orgânica morta, transformando-a em nutrientes que podem ser reutilizados por plantas e outros seres, reciclando a matéria na natureza.
b) Certos fungos fornecem antibióticos.
2 - Evitando o contato com o ar, o Saccharomyces passa a realizar a fermentação alcoólica, formando o álcool etílico do vinho.
3 - As algas são os maiores produtores dos seres vivos, responsáveis pela maior parte do gás oxigênio da atmosfera. Os fungos atuam como decompositores, e alguns são parasitas de plantas e animais.
4 - Saccharomyces: para obtenção de álcool etílico. Penicillium: para obtenção de penicilina.
5 - a) Frasco IV, pois mais esporos de fungo podem entrar em contato com o material orgânico.
b) Esporo -> hifa -> micélio -> corpo de frutificação -> esporos.
c) São heterótrofos e necessitam de uma fonte orgânica de alimentos.
6 - a) Reino Fungi; os cogumelos não tem clorofila e são heterótrofos.
b) Digestão extracorpórea, eliminando no ambiente as enzimas que digerem o alimento disponível.
c) Corpos de frutificação, que produzem esporos e estão associados à reprodução. Em alguns casos, os corpos de frutificação podem servir de alimento para os seres humanos (alguns, uma vez só... e tem outros de deixam muuuuuuuuitcho looooooco, maaaanoooooooooooo.... E aí, Mario!! Blz, manolo?? Cadê o Amanita??).
7 - a) A estrutura A produz esporos (importância reprodutiva).
b) Hifas são os filamentos que formam o corpo de um fungo pluricelular. Micélio é o talo do fungo pluricelular, formado por um emaranhado de hifas.
8 - Sim, pois a parte comestível do champignon é o corpo de frutificação, estrutura produtora de esporos. O micélio é subterrâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário